Um dos mais longevos festivais de dança contemporânea do Brasil, o Dança em Trânsito completa 20 anos com uma edição comemorativa que se estende por mais de três meses, percorrendo todas as regiões do país, incluindo uma parada em Paris no mês de setembro. De 14 de julho a 21 de outubro, 36 companhias e artistas do Brasil, Eslovênia, Espanha, França, Itália, Suíça e Coreia do Sul ocupam palcos e espaços públicos de 13 capitais brasileiras e 18 outras cidades com espetáculos, residências, intercâmbios e oficinas. Em São Paulo, o festival acontece entre 28 de julho e 1º de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerido pela Amigos da Arte. O 20º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério do Turismo e pelas empresas Instituto Cultural Vale e Engie, que também patrocinam o evento.
Selo especial: Temporada presencial.
Linguagem artística: Dança.
Classificação etária: Livre.
Ingressos: A partir de R$20 a meia (via Sympla).
RESIDÊNCIA DE CRIAÇÃO
Com Cie Sam Hester
Dias 27 e 28 de julho, quinta e sexta-feira, das 14h às 19h
Teatro Sérgio Cardoso (Sala de ensaio)
Rua Conselheiro Ramalho, 538
Horário: 14h às 19h
Público: crianças a partir de 9 anos que dominem o idioma inglês.
Nesse workshop gratuito as crianças terão a oportunidade de experimentar o processo criativo do espetáculo de uma renomada companhia franco-suíça cujo conceito é uma coreografia controlada à distância. Como resultado, as crianças são preparadas para entrar em cena e se apresentam com os artistas um dia dentro da programação do Dança em Trânsito.
Duração: 5 horas
Inscrições no site: www.dancaemtransito.com.br
OFICINA
Dia 29 de julho, sexta-feira, das 13h às 15h
Com Maxime Cozics
Teatro Sérgio Cardoso (Sala de ensaio)
Rua Conselheiro Ramalho, 538
Horário: 13h às 15h
Público: Dançarinos de todos os níveis, idade mínima de 10 anos.
Condição corporal e técnica de solo
Neste workshop, proponho abordar a noção de estado corporal, bem como o trabalho da técnica de solo. Primeiro, através de exercícios de improvisação, vamos explorar as possibilidades do corpo em termos de mobilidade e isolamento, e colocá-lo em prática através de experimentos com certos estados, notadamente o estado líquido. Em uma segunda etapa, transmitirei as ferramentas técnicas para o trabalho no solo em associado aos estados atravessados no início da oficina
Duração: 2 horas
Inscrições no site: www.dancaemtransito.com.br